quarta-feira

Tem Frizz? Dicas rápidas para acabar com o problema.

Esse é mais um dos assuntos que incomodam as mulheres, o chamado “frizz” ou fios arrepiados. O frizz são aqueles cabelinhos arrepiados e grossos que ficam no meio e em cima da cabeça. Este arrepiado dos fios ocorre pelo simples fato da cutícula dos fios estarem abertas, sendo que isso resulta na aparência de cada mecha com arrepiado e sem aderência. Além disso, a ausência de comprimento e nutrientes auxilia para o aspecto “frizzado”.
Geralmente quando o cabelo está com muito frizz, é sinal de que o cabelo está desidratado. Para esses casos o problema tem solução — e a melhor delas é unânimidade entre os cabeleireiros: uma boa hidratação e cauterização.


Fatores que contribuem para aparecer o frizz
  • Clima: quando a umidade do ar aumenta os cabelos se tornam ainda mais elétricos e arrepiados.
  • Chapinha: o calor da chapinha desgasta a cutícula, deixando as madeixas ressecadas e desidratadas, propiciando o aparecimento do frizz.
  • Falta de cuidado com o cabelo: escovar de qualquer jeito, usar produtos de baixa qualidade e falta de hidratação podem
  • enfraquecer e quebrar os fio rebeldes.
  • Química: em contato com a química, a cutícula capilar abre, surgindo o arrepiado. Se não for devidamente tratado, com o tempo, o cabelo perde queratina e quebra com facilidade, piorando a aparência e a quantidade dos fios rebeldes.

 

                Dicas para evitar o Frizz



  • Faça hidratação semanalmente.
  • Cauterização (para fechar as escamas) a cada 3 meses.
  • Escova progressiva em casos extremos.
  • Prefira pente de madeira.
  • Evite esfregar os cabelos na hora de secar com a toalha.
    • Use condicionador na hora da lavagem para fechar a cutícula.
    • Use pomadas, reparador de pontas, silicone,leave-in anti-frizz.




LavagemA limpeza dos fios pode ser feita diariamente ou dia sim, dia não, o segredo está ao condicionar. “Antes de aplicar o condicionador, tire o excesso da água com uma toalha e depois aplique o produto do meio para as pontas”, explica cabeleireira Raquel Balber do salão NaBahia – Arte em Cabelos.
Mas até durante a lavagem é preciso tomar alguns cuidados básicos que podem fazer diferença no resultado final. Dê preferência para o shampoo de uso diário, esse tipo de produto não contém muito adstringente e o ph é equilibrado. Ótima opção para domar o frizz.

É importante hidratar os fios semanalmente e usar sempre um leave-in ou um serum de boa qualidade, tudo para proteger o cabelo das agressões naturais que são as maiores causadoras do frizz. Também é essencial usar um protetor térmico – produto que protege o cabelo do calor – antes do uso de secador e chapinha.


TinturaMarco Antonio de Biaggi explica que mechas em tons de dourado, como caramelo, podem ajudar a disfarçar os arrepiados. Portanto, evite cores monocromáticas e invista nas mechas. Mas não esqueça de manter um cuidado redobrado de hidratação.

Adote essa rotina e acabe já com o frizz tão indesejado!









Nenhum comentário: