terça-feira

Queda de Cabelos


Qualquer tipo de queda de cabelo, tanto para os homens como para as mulheres, ocorre de mãos dadas com o envelhecimento precoce das raízes do cabelo uma vez que o colágeno ao redor delas torna-se mais escasso. Sem o colágeno, as veias que alimentam e estimulam as raízes não são mais capazes de alimentá-las. Consequentemente, o bulbo fica desnutrido e a fibra enfraquecida, gerando assim a queda dos fios.


Dentre as principais causas de queda excessiva dos cabelos na mulher estão:

ESTRESSE

Algumas situações, como grandes cirurgias e doenças crônicas, resultam em estresse para o organismo podendo levar à queda dos cabelos. O estresse psíquico também pode aumentar a perda dos cabelos. Caso essas condições sejam passageiras, como no caso das cirurgias, a queda se reverte espontaneamente.

ANEMIA

A deficiência de ferro pode ocorrer por uma diminuição da ingestão ou absorção do ferro ou por uma perda crônica através do sangue, como por exemplo em mulheres com o período menstrual muito longo ou com grande volume. Essa deficiência pode ser detectada através de exames de sangue e corrigida com o uso de medicações para repor o ferro.


ALIMENTAÇÂO
Uma alimentação desequilibrada também é capaz de contribuir – e muito – para a queda de cabelo entre as mulheres. A falta de algumas vitaminas essenciais acaba enfraquecendo os fios, e isso pode trazer problemas até psicológicos, como a baixa auto estima.

PÓS-PARTO

Quando a mulher está grávida, ela perde menos fios do que perderia normalmente e ao final da gravidez muitos fios entram na fase de repouso do ciclo e caem. Isso ocorre normalmente 2 a 3 meses após o parto, podendo durar de 1 a 6 meses, retornando ao ciclo normal na maioria dos casos.



USO DE MEDICAMENTOS

Alguns medicamentos podem ter como efeito colateral à queda temporário dos cabelos.

 

COMO PREVENIR A QUEDA DOS CABELOS


A sua alimentação contribui em grande dose para a sua saúde e a dos seus cabelos. Fazer uma alimentação cuidada, rica em vitaminas e equilibrada, ajuda a evitar a queda de cabelo. Alguns dos nutrientes necessários à saúde do seu cabelo são o zinco, aminoácidos e beta-caroteno. Estes podem ser encontrados em carnes, peixe e legumes. Evite a comida processada que tem excesso de açucar e sal, coma bastante fruta e legumes e beba entre 1 a 2 litros de água por dia. Pense no seu cabelo como se fosse uma planta ou flôr que precisa de água e nutrientes para crescer saudável.


Dado que o stress é uma das causas queda de cabelo, tente ter alguns momentos menos stressantes durante o dia, faça uma pausa, tire tempo para si e para relaxar.

Evite mexer constantemente no cabelo ou coçar o couro cabeludo para não partir ou danificar os fios de cabelo. Use um shampoo para queda cabelo ou outro produto anti-queda para prevenir a queda mais acentuada e tenha sempre muito cuidado na escolha dos produtos para o cabelo.

Por último, uma vez que o cabelo começa a ficar mais fino e menos resistente é importante fazer um bom corte de cabelo. Quanto maior o cabelo estiver, mais pesado se torna, obrigando os fios do cabelo a uma maior pressão junto à raíz. Se o folículo não tiver a capacidade de reter o fio como seria de esperar, vai ceder mais facilmente perante o peso acrescido. O mesmo se aplica a cabelos apanhados com elásticos ou ganchos ficando muito repuxados junto à raíz, obrigando o cabelo a sair mais facilmente. Evite usar o cabelo amarrado ou preso com muita força e durante muito tempo e nunca durma com ele amarrado à noite. Nunca!



Espero que estas dicas para evitar queda cabelo lhe tenham sido úteis e lembre-se sempre de que nós somos, na maior parte dos casos, os principais responsáveis pela nossa saúde e que os maus hábitos alimentares e de descanso são os principais causadores de muitos dos males de que nos queixamos. Cuidar da sua saúde e do seu cabelo diariamente pode ser a melhor solução para queda cabelo.
















Nenhum comentário: